Características de quem está com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).


 Uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é como se tivesse uma lista interminável de preocupações, tudo é motivo para se preocupar. Se você perguntar a ela com o que está se preocupando agora, ela pode te responder: É mais fácil você me perguntar com o que não me preocupo. As preocupações são tantas que afetam vários pontos da sua vida, tais como: profissional, afetiva e pessoal. A pessoa nunca parece estar despreocupada, segura ou confiante. Na área profissional pode estar sempre preocupada em perder o emprego ou achar que não vai conseguir terminar um trabalho, ou ainda que nunca estará bem-feito o que fez, além de pensar que se perder o emprego não conseguirá encontrar outro. Financeiramente acha que nunca conseguirá pagar todas as contas, e com isso pode perder totalmente o controle, e daí aquilo que prevê acontece, não consegue pagar as contas em dia, virando uma bola de neve, a ansiedade é tanta que não consegue refletir com sabedoria sobre como resolver a situação. Se uma pessoa está fora de casa pode ficar preocupada se algo ruim pode acontecer com a pessoa que está ausente. Se a situação for com doença, acha que não terá cura ou que vai piorar, ou pode achar que o medicamento não fará efeito. Estes são alguns exemplos de uma pessoa com transtorno de ansiedade generalizada, e para piorar a situação, muitas destas pessoas não tem foco em solução, seu foco são os problemas, acham que se pensar muito no problema conseguirá resolver, mas o que uma pessoa ansiosa deveria fazer é pensar em como resolver a situação. Estas pessoas têm muitas dificuldades de entender o que é foco em solução, e precisam de treino para mudar a forma de pensar e focar em solução, pois acham que quando estão focadas no problema, estão pensando em solução, mas infelizmente não entendem a diferença entre uma coisa e outra. Além das situações apresentadas há uma tendência a insônia, pois as preocupações não permitem que a pessoa consiga dormir bem.

Como estas pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ficam tensas, não conseguem dormir e dificilmente conseguem ficar tranquilas, costumam ter sintomas físicos como: dores ou tensão muscular, dor de cabeça, fadiga, indigestão, tonturas, falta de ar. Então as dores físicas, por causa da ansiedade, pode virar crise de pânico, porque a pessoa começa a sentir problemas no corpo, então aquilo que era um TAG passa a ser também transtorno de pânico por estar sentindo sintomas físicos no corpo, pensando ser algo mais sério.

Pessoas muito ansiosas, com TAG, muitas vezes demoram para buscar ajuda, seja de um médico ou de um psicólogo, por isso elas podem achar que tem algo de errado acontecendo em seu corpo, então buscam ajuda médica, então chegando lá não tem nada físico. As sensações físicas são diagnosticadas como Transtorno de Ansiedade Generalizada, pois ao se fazer uma bateria de exames, nada físico é identificado. Pesquisas divulgam que 75% das pessoas que buscam a Terapia Cognitiva Comportamental conseguem viver melhor, ou seja, podem melhorar sua forma de perceber as situações, com maior flexibilidade de pensamento nas situações que lhe causa ansiedade.

  

A ansiedade pode levar uma pessoa para o Pronto Socorro?

 Tanto o Transtorno de Ansiedade Generalizada como o Transtorno de Pânico podem levar uma pessoa ao hospital. Isto pode acontecer porque a pessoa sente fisicamente sensações em seu corpo que podem ser confundidas com ataque cardíaco, por exemplo, tem pessoas que tem falta de ar tão intensa que se sentem sufocadas e precisam ir ao hospital para descobrir que se trata de TAG e não de problemas pulmonares. Lá no hospital após exames o médico pode confirmar que não há nada físico, então é comum que a pessoa saia com diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Transtorno de Pânico, conforme a análise do médico, além deste diagnóstico é indicado que o paciente busque ajuda psicológica e psiquiátrica. Como descrito anteriormente, é importante ter uma avaliação médica, pois além de verificar o que está acontecendo de fato, o médico pode fazer os encaminhamentos necessários e descartar a hipótese de algo físico.

 

Consequências do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Uma pessoa muito ansiosa pode desenvolver diversas doenças, pois seu corpo se mantém tensionado por muito tempo, além de poder ter insônia, pois tanto o sono como manter-se relaxado, são fundamentais para a saúde física e mental.

O transtorno de ansiedade generalizada pode fazer com que a pessoa desenvolva o hábito de tomar medicamentos para insônia, para relaxamento muscular entre outros objetivos, desenvolvendo a dependência destes medicamentos para se sentir melhor.

Outros, tentam amenizar os sintomas ansiosos no cigarro, na bebida, nas drogas, ou na comida, desenvolvendo compulsões como comer sem controle, ou usando substância compulsivamente, perdendo o controle de suas ações.

Muitas pessoas que tem preocupação excessiva evitam as situações que causam ansiedade, então estas pessoas podem se perguntar o que estão evitando e porque, como por exemplo: evitando ambientes que se encontram determinadas pessoas ou evitam falar com pessoas específicas como um chefe, um colega de trabalho ou de escola, procurar emprego conforme sua capacidade, aprender novas habilidades, se inscrever em um curso técnico ou fazer uma faculdade, além de evitar se reeducar ou pensar diferente com novas possibilidades de reflexão.

O transtorno de ansiedade generalizado pode estar paralisando esta pessoa, pois o medo do futuro piora o desempenho, atingindo menos objetivos, diminuindo inclusive a possibilidade de ser uma pessoa sociável, desta forma aquilo que a pessoa pensa a respeito de determinada situação se concretiza, pois nada foi feito para mudar a situação, embora a pessoa pensa que fez alguma coisa, se verificar com cuidado verá que não teve ações na busca de soluções, então  a falta de solução piora a ansiedade.

A preocupação precede a depressão, em muitos dos casos, portanto a chance de desenvolver uma depressão aumenta para as pessoas ansiosas. Esta depressão é sinalizada por pessimismo, pensamentos voltados para o lado negativo não percebendo o que tem de bom em nada que participa, falta de confiança e dificuldade em fazer coisas que tragam relaxamento e prazer.

A falta de enfrentamento vai diminuindo a motivação, pois quando não há o enfrentamento as dificuldades tendem a não serem resolvidas e se acumulam com outras que vão aparecendo, desanimando a pessoa ansiosa, virando um círculo, pois não se resolvendo a situação, cria-se o desânimo que diminui a motivação para a resolução. Assim a depressão vai se instalando gradativamente, sem que a pessoa perceba, e só quando já estiver bem desenvolvida a pessoa procurará ajuda que normalmente vai em busca de ajuda para os sintomas físicos e não das dificuldades psicológicas. Estas pessoas demoram para buscar ajuda por pensar que se trata de preocupações cotidianas, não entendendo que se tratar de transtorno de ansiedade generalizada, e quando buscam ajuda percebem que já estão nesta condição faz muitos anos.

Para finalizar, as consequências da ansiedade, é viver sempre fora do lugar, ou seja, quase nunca se sente no momento presente, não se permite permanecer e observar a sua volta, não se permite perceber o que está acontecendo aqui e agora, o pensamento desta pessoa ou está no passado do que aconteceu ou no futuro do que possa acontecer.

O que é bom saber, é que 75% das pessoas que buscam ajuda para o TAG na Terapia Cognitiva Comportamental conseguem melhorar significativamente sua ansiedade.

Técnicas para diminuir o Transtorno de Ansiedade Generalizada

Há várias técnicas de relaxamento que uma pessoa ansiosa pode praticar, tem técnicas de respiração, relaxamento muscular progressivo, hipnose terapêutica, além de praticar yoga ou fazer exercícios físicos que também podem diminuir as tensões musculares.

Praticar a flexibilização do pensamento, perceber os pensamentos ansiosos verificando como uma pessoa não ansiosa pensaria ou enfrentaria a situação que gera ansiedade.

Ter ação em busca de soluções, enfrentar as situações que causa ansiedade, cada ação finalizada é uma preocupação a menos. Desenvolver uma lista de tarefas que precisa executar, incluindo os enfrentamentos de situações que causa ansiedade.

As pessoas com transtorno de ansiedade generalizada podem se perguntar:

O que de pior pode acontecer? E se acontecer o pior, como posso enfrentar esta situação? Quais recursos tenho para este enfrentamento? Estou focando na solução ou no problema e como faço isso?

Qual a chance de acontecer o pior e qual a chance de acontecer o melhor?

Existem outras técnicas para o transtorno de ansiedade generalizada, foi listado aqui apenas algumas delas.

Saiba mais sobre ansiedade clique aqui

Escrito por: Jane Assunção Paparotti Queirós –

Psicóloga CRP 06/157932

Este texto foi escrito com base no livro:

Leahy R.L. Livre-se da ansiedade, Porto Alegre, Artmed, 2011